De uma maneira geral, quando a palavra Marketing é mencionada, vem à mente das pessoas a ideia de propaganda, comunicação e venda. Sim! Está correto falar que esses pontos fazem parte do marketing! Entretanto, é muito importante compreender que o marketing envolve muito mais que isso.

Para entendermos o por que isso ocorre, podemos utilizar a analogia do iceberg. O iceberg é uma grande massa de gelo que flutua em águas geladas. O que enxergamos é uma pequena parte dessa massa, a maior parte dele fica submersa, isto é, fica abaixo do nível do mar e não é vista. Na verdade apenas 10% do iceberg emerge à superfície. Cerca de 90% do volume total de um iceberg fica abaixo da superfície do mar.

No marketing o que mais aparece aos olhos dos consumidores são as propagandas, por isso é compreensível este entendimento limitado do que o marketing realmente representa e abrange.

Além da propaganda, comunicação e venda o trabalho de marketing envolve os seguintes pontos:

  • Mercado
  • Estratégia
  • Comportamento do consumidor
  • Preço
  • Relacionamento
  • Fidelização
  • Pesquisa
  • Segmentação
  • Posicionamento
  • Qualidade
  • Satisfação
  • Entrega de valor

Vejamos alguns desdobramentos dessa visão:

  • Para fazer uma boa propaganda é importante conhecer bem o mercado onde atuamos. Quais são nossos concorrentes? Como eles se posicionam? Qual a política de preço deles e o que os difere junto a cada público?
  • Acontece, não raramente, de muitos empresários focarem somente no relacionamento para gerar novas vendas e esquecer completamente que o pós-venda é essencial. Conquistar um novo cliente é muito mais caro que manter um já existente.
  • Estratégias de preços são complexas e desafiadoras. Qual a maneira correta de precificar um novo produto que está entrando no mercado? Precificá-lo para que quem o compre receba uma mensagem de produto superior ou introduzi-lo com um preço mais acessível para que formadores de opinião logo o consumam e divulguem a marca para seus seguidores.

A Zagaia trabalha a GESTÃO ESTRATÉGICA DE MARKETING das empresas desenvolvendo o plano de ação, implementando e acompanhando as ações a serem realizadas para o desenvolvimento do negócio.

Caso você queira entender mais como este trabalho é desenvolvido e como podemos ajudar o crescimento de sua empresa, entre em contato conosco.