Outro dia um amigo me fez esta pergunta: É caro anunciar no Google? A resposta égoogle moneysimples: quem define o quanto se vai gastar é o anunciante, ou seja você pode investir de R$ 10,00 a R$ 1.000.000,00. Não existe compromisso de gasto mínimo.

Tenho que dizer que a forma como o Google vende seus espaços é muito bem arquitetada. Primeiro o cliente tem que definir qual o seu orçamento diário. Em seguida ele diz qual o “CPC máximo”, ou seja qual o valor máximo que ele está disposto a pagar por cada clique. É importante notar que você só paga o anúncio que efetivamente for clicado. Então vale lembrar que um bom anúncio deve encorajar o clique comprador e desencorajar o clique de quem não vai comprar.

A versatilidade é bastante grande, pois a qualquer momento você pode fazer ajustes em seu orçamento, paralisando sua campanha ou aumentando o seu investimento. Também você escolhe onde e quando seu anúncio será exibido, podendo configurar localização geográfica e definir dias da semana e até mesmo faixas de horários mais interessantes para seu negócio.

Com relação ao posicionamento que o anúncio vai entrar é um pouco mais complexo: Quando alguém digita uma palavra chave o google executa um “leilão” para saber quais os anúncios que irão aparecer e em qual ordem. Ele leva em consideração dois quesitos: 1) O “lance” – ou seja quanto você está disposto a pagar pelo clique e 2) o “índice de qualidade” – que considera a qualidade e relevância de suas palavras chaves, página de destino e anúncio propriamente dito. Assim apesar de você ter fornecido um “CPC máximo”, você paga o mínimo necessário para o seu anúncio aparecer o que pode ser menor que o lance oferecido (nunca será maior).

Os anúncios poderão ser exibidos na lista do google ou em sites parceiros. Além do“CPC”há também a forma de comercialização do google de “CPM” (custo por mil). Neste caso o anúncio é cobrado por número de impressões e não por clique. Porém este modo só pode ser contratado quando você usa a “Rede de Display” (grupo de sites e canais associados ao google que podem também exibir seu anúncio).

Entretanto antes de pensar em orçamento / custos / investimentos a se fazer nos anúncios, a empresa tem que definir muito bem sobre seu segmento, escolha de palavras chaves e objetivos estratégicos.

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