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Nativos Digitais x Imigrantes Digitais – Entenda o cliente para desenvolver seu plano de marketing

Nativos Digitais x Imigrantes Digitais – Entenda o cliente para desenvolver seu plano de marketing

A época de nascimento de cada um define se a pessoa participa do grupo dos nativos ou imigrantes digitais.

A chamada geração Z, nascida no final da década de 90 até 2010, são chamados nativos digitais. Eles não entendem a vida sem internet e tecnologia. Encaram a inovação e velocidade como coisas do cotidiano. Além disso, tem como características a constante busca por novidade. Relacionam-se pelas redes social, estão acostumados a compartilhar aspectos particulares de sua vida e tem pouca tolerância à frustração.

Por outro lado, a Geração Y (nascidos de 80 a 90), ou da Geração X (nascidos na década de 60 ou 70) são conhecidos como imigrantes digitais. Essas pessoas viram a chegada dos computadores pessoais e a disseminação da internet e tiveram que incluir (às vezes contra vontade) essas novas tecnologias em seu cotidiano.

Mais do que a diferença de geração existe uma diferença de linguagem entre esses grupos. Os imigrantes por mais que se interajam dessa nova linguagem, sempre manterão seu “sotaque”. Esses grupos têm maneiras diferente de armazenar e processar informações sobre tecnologia, uma vez que a assimilaram em momentos diferentes da vida.

É necessário que as empresas conheçam bem o comportamento de seus consumidores. Classificá-los e enquadrá-los no grupo de nativos ou imigrantes digitais, fornece informações relevantes para definir as melhores táticas para conversar com cada um desses grupos.

Importante lembrar também que, independente do grupo que seus clientes estão, eles (e todos nós) somos cíbridos. Isso significa que transitamos no mundo on e off regularmente. Ao mesmo tempo que alguém está na mesa de um bar tomando uma cerveja com um amigo, seu perfil no mundo on line poderá receber e enviar mensagens através das redes sociais. As informações sobre sua empresa podem ser fornecidas a um cliente através de uma visita pessoal de um vendedor de sua equipe ou de seu site.

Portanto, independente se seu cliente participa do grupo de nativos ou imigrantes digitais, procure sempre usar canais de comunicação do mundo on e off line.

A combinação de vários canais e o conhecimento de seu público alvo maximiza a rapidez do desenvolvimento de relacionamento com seus clientes.

Ao desenvolver seu planejamento de marketing é muito importante considerar esses pontos. Se sua empresa precisar de orientação para elaborar suas estratégias entre em contato com a Zagaia.

 

About the Author:

MBA Marketing Digital (BI International), pós-graduada em Marketing (PUC) e graduada em Administração. Mais de 20 anos de experiência na área de comunicação.

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