Há muita semelhança nos negócios entre empresas e de uma empresa para consumidores finais. A diferença básica é a intenção de uso do produto e o consumidor que se deseja atingir.

Podemos apontar quatro semelhanças entre negócios B2B e B2C:

  • A primeira semelhança é que ambos os casos a empresa possuem uma orientação para o mercado. E ele, o cliente, deve ser este foco principal. Para mostrar que a principal preocupação é o cliente, a empresa deve estampar em suas crenças e valores sua boa intenção para com ele.
  • A segunda semelhança é o fato que existe uma necessidade dos dois tipos de negócios de gerarem informações sobre os clientes e os concorrentes. As empresas que possuem esta preocupação são mais aptas a entender as modificações do mercado, tendo uma maior capacidade de reação. Está é uma forma que as empresas possuem de demonstrarem uma ligação intima com o cliente. Esta aproximação, empresa/cliente, só é possível quando os processos da organização estão alinhados em cuidar do cliente. O foco é o cliente. É a gestão por processos ajudando que a empresa tenha sucesso em suas vendas.
  • O terceiro ponto semelhante é o uso coordenado de recursos inter funcionais. Mais uma vez a gestão por processo se sobressai. É o marketing tornando mais próximo o P&D (Pesquisa & Desenvolvimento) e a manufatura.
  • Por último, temos a necessidade de criar valor aos produtos/serviços da empresa. Isto é alcançado pelo marketing através estudo da empresa, da concorrência e do cliente. É desenvolver ações baseados na informação, na ciência e na pesquisa.

Cada empresa se diferencia de outra. Assim, para que planejamento tenha maiores chances de sucesso, é necessário um estudo detalhado da empresa, da concorrência e dos seus clientes. Desta forma, as organizações, podem contar com maiores vendas, aumento da credibilidade sobre suas marcas, produtos e serviços.