O Comportamento do consumidor é estudado  tempos. Os primeiros passos foram dados por Ivan Petrovic Povlov, um Russo, e por John Broadus Watson, um americano. Outro nome de projeção é Burrhus Frederic Skinner que relacionou o comportamento a interações do sujeito ao ambiente.  

 Para diversas ciências o comportamento é visto de formas diferentes. Para a psicologia é um conjunto de reações em determinada circunstância. Para a biologia são todas as ações dos seres vivos. Para a antropologia são os aspectos culturais que induzem ações. Para a sociologia são atividade de grupos humanos. Observamos que para a maioria das ciências o ser humano sé colocado em um modo de passividade. Ele irá agir através de uma provocação. Já para a biologia, o ser humano passa a ter uma independência. Existe aqui a vontade própria do indivíduo.  

 Assim sendo, é pertinente buscar informações biológicas para o estudo do comportamento do consumidor. A observação de ações do consumidorentrevistas, ou questionários, enfim, pesquisas qualitativas e quantitativos podem carregar um viés de erro considerável. 

 Métodos pesquisas que levam as ciências biológicas em consideração são hoje uma realidade dando uma sustentação aos achados de pesquisas qualitativas e quantitativas. A dilação da pupila pode mostrar uma intenção, ou o batimento cardíaco, ou ainda expressões faciais. 

 neuromarketing vem colaborando com as pesquisas de comportamento analisando os processos que acontecem em nosso cérebro, em uma tomada de decisão, sem que tenhamos consciência deles.  

 A Zagaia executa seus trabalhos baseado em informação, ciências e pesquisa. E por saber que cada empresa se diferencia de outra por suas particularidades, acreditamos que a forma que atuamos propicie às nossas propostas de estratégia e planejamento maiores possibilidades de sucesso.