Já parou para pensar em todas as mudanças causadas pela Internet? Elas vão desde o modo como nos relacionamos com nossos parentes e amigos até como adquirimos conhecimento e nos mantemos informados. Evidentemente, o processo de venda também foi impactado pela rede: o controle está nas mãos dos consumidores. Eles usam a Internet para pesquisar empresas, serviços e produtos, comparar preços e informações, ler comentários e críticas de outros consumidores e decidir se farão ou não a compra.

E diante desse novo consumidor as empresas se viram obrigadas a se reinventar e transformar suas formas de fazer marketing. Mais do que nunca, é preciso estar onde o público está, e é justamente por isso que ter uma presença digital consistente não é mais uma opção e sim uma necessidade para as empresas que desejam sobreviver no mercado atual.

Dentro deste cenário surge o marketing digital, um conjunto de estratégias e ações de marketing voltadas para o ambiente digital, que têm por objetivo dar a uma empresa visibilidade e credibilidade neste meio, colaborando para a construção de um relacionamento entre a empresa e o público e contribuindo diretamente para o aumento nas vendas e o fortalecimento da marca.

Como funciona o marketing digital?

Para entender como o marketing digital funciona é preciso compreender quais são as principais estratégias e ações que envolvem essa forma de fazer marketing. Entre as mais conhecidas estão o inbound marketing; o marketing de conteúdo; as técnicas de SEO (otimização para serviços de busca); as técnicas de SMO (otimização para mídias sociais); a publicidade online (investimento em links patrocinados) e o e-mail marketing.

Inbound Marketing

Diferente do marketing tradicional que tem como foco o alcance massivo com campanhas veiculadas nas mídias tradicionais (rádio, TV, mídia impressa), o Inbound Marketing é uma estratégia do marketing digital que busca atrair o interesse e ganhar a atenção dos clientes em potencial de uma empresa de maneira totalmente orgânica e espontânea, através da oferta de conteúdos relevantes para um público alvo segmentado nos diversos canais digitais.

Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo tem como foco a produção de conteúdos relevantes para o público-alvo de uma empresa. É uma estratégia para mostrar ao público que a empresa tem conhecimento e autoridade no tema, tornando-se uma referência. Este conteúdo é veiculado geralmente em sites, blogs e redes sociais.

Com a produção de conteúdo relevante sobre o seu mercado, é possível ser atrativo e gerar demanda mesmo nos que ainda não estão interessados na compra.

SEO

Diversas pesquisas indicam que mais de 80% dos internautas clicam apenas nos links da primeira página dos resultados de busca. Para garantir um bom posicionamento no Google (e outros serviços de busca) para palavras-chave relacionadas ao seu negócio, é necessário investir em SEO (Search Engine Optimization), ou seja, otimização para serviços de busca, que são técnicas usadas para melhorar o posicionamento das páginas de uma empresa no ranking dos buscadores. O Google, por exemplo, analisa mais de 200 fatores para o posicionamento dos resultados.

A veiculação de conteúdo relevante, o trabalho estratégico com palavras-chave tanto no conteúdo quanto na arquitetura de programação das páginas da empresa são algumas das técnicas que compõem o SEO.

SMO

É preciso estar presente onde o seu público está – e é muito provável que ele esteja nas mídias sociais. Além de ser mais um canal de contato com ele, o Google está valorizando cada vez mais em seu algoritmo o compartilhamento de conteúdo nessas redes. A otimização para mídias sociais, ou Social Media Optimization (SMO) tem como objetivo impactar um número maior de pessoas por meio das interações realizadas nas redes.

Publicidade Online

Os anúncios pagos na rede, através de ferramentas como o Google Adwords (links patrocinados), por exemplo, são também muito importantes em um bom plano de marketing digital. No Google os anúncios são exibidos na parte superior e lateral da página de resultados, e podem ser uma excelente forma de trazer tráfego qualificado enquanto os resultados de SEO (geralmente de longo prazo) ainda não aparecem .  Algumas redes sociais, como Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, por exemplo, também possuem ferramentas muito eficientes para publicidade online. Este tipo de publicidade permite a segmentação do público pretendido levando em consideração diversos fatores como interesses e localização geográfica.

E-mail Marketing

Enquanto canal para contato direto com o público de uma empresa, o e-mail marketing, quando utilizado de forma correta, é também essencial em marketing digital. Algumas dicas importantes: atraia novos leads (aqueles que entram espontaneamente para sua base de contatos ao fornecer seu e-mail para baixar um conteúdo ou ao assinar sua newsletter, por exemplo) com conteúdo relevante e trabalhe para a construção de listas totalmente Opt In (quando a pessoa fornece e autoriza o recebimento de mensagens). Ter um mailing saudável é fundamental para o retorno das campanhas de e-mail marketing.

Planejamento Estratégico

Com tantas opções dentro do marketing digital, é preciso definir quais as melhores estratégias para a sua empresa e saber gerenciar cada uma delas. Estudar a concorrência, mercado e saber em que cenário sua empresa está inserida é uma prática fundamental para atingir o sucesso.

Para resultados mais efetivos, é preciso que o marketing digital seja integrado às outras ações de marketing e ao processo vendas da empresa. Por isso a importância de um planejamento estratégico para que se possa criar uma vantagem competitiva e sustentável.

Vantagens do Marketing Digital

A primeira vantagem do marketing digital, quando comparado ao marketing tradicional, é o fato de que suas ações podem ser completamente mensuradas. Com o apoio das ferramentas como o Google Analytics, por exemplo, é possível acompanhar tudo o que acontece dentro do seu site, blog, ou loja virtual, identificar a origem do seu tráfego (anúncios na rede, e-mail marketing, posts nas redes sociais), entender quais são as páginas mais relevantes, acompanhar como os visitantes interagem com seus conteúdos, etc. Esse acompanhamento possibilita que você aperfeiçoe suas campanhas e obtenha melhores resultados.

Além disso, o marketing digital permite uma abordagem mais certeira já que são preparados conteúdos e campanhas voltadas para os interesses do público pretendido. Isso faz com que os custos de campanha sejam reduzidos e seus resultados sejam mais expressivos, gerando um maior retorno sobre o investimento se comparado ao marketing tradicional, onde as campanhas são geralmente voltadas para grandes públicos.

A possibilidade de interação é outra grande vantagem do marketing digital. Ao contrário do marketing tradicional, no ambiente online o público consegue interagir com a sua empresa estreitando o relacionamento e melhorando a comunicação. Este contato ajuda a conhecer os interesses do seu público e a entender o que ele espera dos seus produtos ou serviços.

Pronto para começar a investir em marketing digital? Fale conosco e compartilhe qualquer dúvida!