Traduzindo ao pé da letra inbound Marketing significa marketing de entrada. O conceito de Inbound Marketing é atrair consumidores utilizando os meios digitais. Ferramentas, tais como, blogs, podcasts, vídeos, eBooks, newsletters, whitepapers, SEO, entre inúmeras outras são utilizadas para atrair os clientes.

Em 2005, Brian Halligan, CEO da HubSpot, cunhou o termo “Inbound Marketing”. Ele se contrapõe ao termo Outbound Marketing que se define como o Marketing Tradicional. São métodos tradicionais para conseguir atrair a atenção de potenciais clientes através da compra de espaços publicitários em meios como rádio, televisão, flyers, telemarketing, entre outros.

O que poucos analisam é o fato que somos cíbridos. Vivemos em um mundo on-line e off-line. Tudo acontece sem distinção destes dois mundos. Então seria realmente dois mundos diferentes? Deveríamos tratar o on-line separadamente do off-line? Acreditamos que seria mais razoável pensarmos no negócio de nossa empresa e não em estratégias digitais ou tradicionais de forma separada. O foco deve ser o mercado. Orientando nossas atenções ao cliente, ao concorrente e a nossa instituição.

Um erro crucial que as empresas utilizam é a enormidade de informação dada ao cliente. Se pensarmos na quantidade de e-mails que recebemos todos os dias com informações de produtos temos uma noção do que significa esta ação de Inbound Marketing. Quantos e-mails lemos? Quantos simplesmente ignoramos ou mesmo direcionamos o remetente para nossa caixa de spam?  É normal observarmos empresas de marketing que utilizam ferramentas de Inbound Marketing gerando uma quantidade enorme de conteúdo para seus clientes. É sem dúvida um erro. A quantidade de informação depende enormemente do publico alvo. Este é um assunto que podemos desenvolver nos próximos posts deste blog.

Entre em contato. Fazemos um planejamento para sua empresa levando em conta estes e outros detalhes que produzem uma enorme diferença.