A interface gráfica, a parte que visualizamos em um site, é fundamental pois é por ela que navegamos. Graças a interface gráfica os clientes conseguem buscar informações dos produtos que nossas empresas vendem. É esta uma parte importante do processo de compra de qualquer produto ou serviço.

Estamos acostumados a avaliar a interface gráfica por uma série de atributos visuais que são muito importantes. O design, as cores usadas, os símbolos, ícones, contrastes e formas, todos estes pontos devem ser avaliados. Existe uma máxima que devemos seguir o design universal. Isto é muito certo! O internauta não gosta de pensar. As informações devem estar claras e a no máximo dois clicks de onde está nosso visitante. Seguir padrões de localização de itens tradicionais em um website é benéfico para a empresa. Como exemplo, podemos citar o nome e logomarca da empresa que devem aparecer no cabeçaria do site. Outro exemplo é o menu que deve ter sua aparência e localização preservados.

Surge então alguns pontos que são importantes a discussão. Primeiro: qual o equipamento que o internauta está usando para visitar meu site. Está é uma pergunta tradicional. Segundo o Mercado Pago, empresa com grande expertise em pagamentos online, 85% dos internautas brasileiros utilizam o celular para acessar a internet. A forma de visualização que temos em um smartphone é totalmente diferente de um computador.

E se pensarmos agora no ser humano que está utilizando o smartphone ou mesmo um computador? Segundo o IBGE, 18,5% da população brasileira possui algum problema que baixa visão. Este é um segundo ponto importante a pesar. Qual a usabilidade do site da minha empresa para atender estas pessoas? É importante conhecer as possibilidades do usuário para proporcionar uma melhor experiência. É a inclusão digital que neste caso valoriza uma diferença.

Conhecer os clientes que visitam nossos websites e como ele se comportam é importante para proporcionar uma melhor acessibilidade possível. A Zagaia pode ajudar a sua empresa a entender este comportamento.

Entre em contato.